A nossa história
Olá, o nosso nome é João Pinto e Daniel Pinto, dois irmãos, de Aveiro, com percursos opostos, mas ligados pelo sentido de responsabilidade, ambição e solidariedade. A história que lhe vamos contar, começou em Outubro de 2015, com o fim da licenciatura (Fisioterapia) do João em Julho e, respetiva entrada no mercado de trabalho.
2015
Inicio

A minha entrada no mercado de trabalho, tal como a de tantos outros colegas treme entre o que é a "obrigação" de iniciar a nossa vida "adulta" começando por encontrar um local de trabalho. Momento em que o mundo se pode mostrar um lugar bem complicado e atirar, ainda que por momentos, as nossas expectativas por terra! Eu não sou exceção e como tal, apesar de me poder considerar uma pessoa com sorte pela prontidão com que o consegui, não estava no ambiente clínico que ambicionava. Dura realidade quando chegamos ao momento chave, começar a trabalhar, e nos apercebemos que chegámos à altura de dedicar 7/8/9 horas diárias a "uma só" tarefa, a nossa vida profissional. Então porque não a fazer da forma que mais prazer nos proporciona?
A clínica que não me preenchia enquanto fisioterapeuta, podia ser a mesma clínica onde um/a colega poderia construir uma carreira e ser feliz. O que provavelmente não iria acontecer porque eu (e/ou outros), estava a ocupar esse lugar. No mesmo dia em que me vim embora dessa clínica falei com o Daniel e começou a surgir os primeiros esboços do que seria a Postura Elementar, Lda.
Apesar da minha área (engenharia) não ser a saúde, decidi abraçar o projeto desde o início com o João, assumindo a parte da gestão. Primeiro, começámos por entender o que seria realmente o problema para o qual estaríamos dispostos a encontrar solução. Identificámos o verdadeiro problema de forma relativamente rápida e percebemos que se prende com as dificuldades de entrada no mercado de trabalho.
Pela parte dos fisioterapeutas
Encontrar vaga numa clínica/clube perto da área de residência;
Encontrar um sítio em que trabalhe na área que mais goste (ambiente clínico, desportivo ou na prevenção de lesões em empresas);
Salário dos fisioterapeutas;
Pela parte da entidade empregadora
Disponibilidade para procurar e selecionar bons candidatos para as necessidades da clínica/clube/empresa;
Dificuldades burocráticas de contratação;
Inexistência de uma base de dados grande o suficiente para dar resposta a uma necessidade urgente (uma baixa médica, férias ou um pico de trabalho).
Abrimos a empresa em Dezembro de 2015 e ainda nesse mês tivemos a colaboração de dois fisioterapeutas em clínicas em Lisboa. Começámos por entrar em contacto com diferentes clubes, clínicas e empresas de forma a desenvolvermos a parte da fisioterapia in loco nesses mesmos locais, facilitando a seleção e dando um tempo de resposta muitas vezes em menos de 48h. A recetividade foi melhor do que a esperada e rapidamente começaram a chegar pedidos de fisioterapeutas. Era o momento de entrar em contacto com os profissionais e enquadrá-los da melhor forma possível. Foi quando percebemos que este projeto tinha pernas para andar.
Desde Dezembro de 2015 colaborámos com mais de 200 Fisioterapeutas
Temos uma base de dados com mais de 500 fisioterapeutas por todo país e uma carteira de clientes que está perto dos 100

Grupo Postura Elementar, Lda
Centro Clínico São Tomé - Canelas, Estarreja